Sexta-feira, 27 de maio de 2022

Exames


O HOSL oferece os seguintes exames:

Angiofluoresceinografia;
  • O que é

A Angiofluoresceinografia é um exame que e feito com a utilização de contraste endovenoso associado a registro fotográfico do fundo do olho para analisar a circulação e perfusão dos vasos da retina e coróide. É um exame muito útil para o diagnostico, avaliação de resultados de tratamento e evolução de lesões do fundo do olho.

  • Para que serve

Este exame é indicado em diversas doenças da retina, dentre elas a retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade, oclusão vascular retiniana e edema de mácula.

O exame é muito seguro e dura apenas poucos minutos.

Pacientes com historia de alergia ao contraste realizará o exame sem a injeção do mesmo ou ser encaminhado ao médico alergista.

  • Como é feito

Exame de contraste endovenoso geralmente com 5 ml de fluoresceína sódica a 10% para análise da circulação, principalmente dos vasos da retina.

São realizadas fotografias seriadas com filtro amarelo e depois com filtro azul logo após a administração endovenosa do corante, com distintas etapas para a avaliação das imagens.

O paciente deverá acompanhar a mira que direciona o olhar.

Este exame é indicado principalmente para portadores de retinopatia diabética, retinopatia hipertensiva, oclusão vascular retiniana, edema de mácula, maculopatia serosa central, distrofias de retina, traumatismo de retina, degenerações maculares relacionadas à idade, maculopatias diversas, obstrução venosa ou arterial da retina, tumores intra-oculares primários ou metastáticos, infecções inflamatórias oculares (uveítes) como coriorretinites.

  • Preparo
  1. Jejum moderado de 2 horas (SE FOR DIABÉTICO JEJUM DE 1 HORA), não necessitando de jejum completo;
  2. O exame necessita de dilatação da pupila, o paciente precisa ter disponibilidade de tempo para realização desse exame e trazer um acompanhante.
  3. Não há a necessidade de suspensão de qualquer medicação e/ou de colírios exceto micóticos como pilocarpina.
  4. Durante o exame, são feitas fotografias do fundo de olho que utilizam flash que pode causar desconforto e fotofobia.
  5. No procedimento, o paciente poderá sentir prurido (coceira), náuseas, vômitos, tontura, e há risco de hipersensibilidade.
  6. O exame de angiofluoresceinografia não é contra-indicado para pacientes alérgicos a iodo.
  7. A eliminação do contraste é rápida e realizada pelo rim (Fluoresceína).

IMAGENS: