Sexta-feira, 27 de maio de 2022

Exames


O HOSL oferece os seguintes exames:

Ceratoscopia computadorizada;
  • O que é

A ceratometria é um exame realizado por computador e mede a curvatura da superfície corneana. Esta avaliação é indispensável para adaptação de lentes de contato e cálculo da lente intraocular a ser implantado durante a cirurgia de catarata e cirurgia fácica (lensectomia).

  • Para que serve

A ceratoscopia computadorizada ou topografia corneana é indicada para os seguintes casos: ceratocones, astigmatismos irregulares, pré-operatório das cirurgias refrativas, controle de retirada de pontos nos transplantes de córnea. No último caso, dependendo da evolução do astigmatismo residual induzido pelo transplante de córnea, às vezes são necessárias algumas topografias com mais freqüência, dependendo de cada caso.

  • Como é feito

O exame de topografia corneana consiste na captura da imagem do reflexo de múltiplos anéis concêntricos de luz projetados na superfície da córnea (ceratoscopia). O paciente olha para uma mira central e evita o piscar durante 20 segundos para permitir a captura da imagem. O desconforto é mínimo, mas pacientes com reação exagerada à luz (fotofobia) podem ter dificuldade na realização do exame. Não se utiliza colírio antes da aquisição da imagem, pois a gota do colírio pode alterar a leitura do topógrafo.

IMAGENS: